Newsletter do dia 30/09/2025

Oi pessoal. Esta é a nona newsletter do Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR). Nestas newsletters, contaremos a vocês o que fizemos, desde a última newsletter enviada, para acelerar o desenvolvimento da ciência do rejuvenescimento.

O que é a fração de plasma de Harold Katcher?

Neste vídeo em inglês, Nina Torres Zanvettor, vice-presidenta do Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR) explica o que é a fração de plasma de Harold Katcher, que foi usada pelo pesquisador para alcançar o melhor resultado da história da ciência do rejuvenescimento de mamíferos. Nina, que é mestra em Química Inorgânica pela Unicamp, com enfoque em química bioinorgânica medicinal, explica o que o artigo de Katcher na Geroscience publicado em 2023 nos diz sobre a composição da sua fração de plasma e o motivo pelo qual o ICR, juntamente com a Unicamp, decidiu reproduzir o experimento para passar a limpo um resultado que pode mudar os paradigmas fundamentais da ciência do rejuvenescimento. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Seremos entrevistados no Virtual Enlightenment Salon no dia 2 de novembro às 17h (hora de Brasília)

Nós — Nicolás e Nina — seremos entrevistados por Gennady Stolyarov e outros participantes no Virtual Enlightenment Salon no dia 2 de novembro. Stolyarov é presidente do Partido Transumanista dos Estados Unidos, que regularmente realiza conversas com pessoas relevantes da área do rejuvenescimento. A entrevista começará às 17h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo no YouTube, de forma que haverá um chat ao vivo onde membros da audiência poderão nos fazer perguntas. Estamos muito felizes em participar deste evento, já que Stolyarov é um participante de longa data do campo do rejuvenescimento, e seus salons são tradicionalmente um lugar onde a ciência do rejuvenescimento pode ser discutida de forma aprofundada com um público muito bem informado. A playlist do Enlightenment Salons pode ser acessada clicando-se aqui.

Recursos arrecadados atingem 72,63% do total

Ao final do mês de setembro de 2025, o ICR já arrecadou 72,63% do total necessário para a realização do experimento de rejuvenescimento de ratos com PEPPs. Assim, o total arrecadado é de US$ 54.473, faltando ainda os 27,37% restantes para se alcançar o total de US$ 75.000. O ICR está entrando em contato com o maior número possível de participantes da área da ciência do rejuvenescimento para informá-los sobre o experimento e da possibilidade de doações. Além disso, estamos procurando os meios de comunicação especializados, que podem se interessar por divulgar nossa iniciativa. Dessa forma, se você conhecer um canal de YouTube, podcast, jornal ou outro meio de comunicação que possa se interessar por divulgar este experimento, fique à vontade para conversar sobre isso conosco ou diretamente com o meio de comunicação.

Transmissões ao vivo regulares no Instagram em espanhol: Nicolás conversa com o influenciador chileno Sergio Schilling

Desde algumas semanas atrás, o presidente do Instituto de Ciência do Rejuvenescimento (ICR), Nicolás Cherñavsky, participa regularmente de transmissões ao vivo com o influenciador chileno Sergio Schilling para discutir a ciência do rejuvenescimento, o experimento de rejuvenescimento de ratos e as consequências sociais e psicológicas não apenas do rejuvenescimento humano, mas também da existência do envelhecimento. Nas conversas, realizadas em espanhol, Nicolás e Sergio exploram o desejo por liberdade que o rejuvenescimento realmente significa, permitindo libertar-nos das restrições que a biologia nos impõe em qualquer etapa do caminho biológico da vida. Para assistir à última conversa, clique aqui.

Artigo: Os ratos que podem entrar para a história

Ratos Sprague Dawley que participarão do experimento no biotério do Instituto de Biologia da Unicamp.

Estamos acostumados a acompanhar experimentos científicos com ratos e camundongos. Muito frequentemente, eles são sacrificados durante o experimento ou ao final dele, em vez de terem uma morte natural. No experimento de rejuvenescimento de ratos a ser realizado pelo Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR) em colaboração com a Unicamp, o grupo de 10 ratos velhos tratados receberá uma terapia potencialmente rejuvenescedora de Partículas Extracelulares de Plasma de Porco (PEPPs), e se de fato rejuvenescerem, permanecerão vivos, recebendo uma dose periódica da terapia.

Até quando permanecerão vivos? Isso é o que descobriremos na prática. Quem sabe não ficam jovens permanentemente, vivendo para sempre? O outro grupo de 10 ratos velhos, que será o grupo velho controle, não receberá a terapia rejuvenescedora, mas se o tratamento com PEPPs de fato rejuvenescer os ratos tratados, estes ratos controle também permanecerão vivos até terem uma morte natural.

Quanto aos ratos jovens do experimento, o grupo de 10 ratos jovens tratados receberá a terapia de PEPPs para potencialmente permanecerem jovens o tempo que for possível, também recebendo a terapia periodicamente. O grupo de 10 ratos jovens controle não receberá a terapia de PEPPs, mas também viverá até ter uma morte natural se o tratamento rejuvenescer os ratos tratados.


Este é um esforço coletivo

Este experimento é um esforço coletivo para reproduzir o estudo seminal de Harold Katcher, em que o ICR conta com a contribuição daqueles interessados na realização do experimento. Assim, se você conhecer alguém que possa se interessar pelo conteúdo desta newsletter, fique à vontade para encaminhá-la para esta pessoa. Da mesma forma, se você ainda não for um contribuidor financeiro, convidamos você a se tornar um, clicando neste link.

Então é isso. Seguimos em frente, e não vamos descansar até implementar o rejuvenescimento em seres humanos. Até mais!

Próximo
Próximo

Newsletter do dia 31/08/2025