Newsletter do dia 30/04/2025

Oi pessoal. Esta é a quarta newsletter do Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR). Nestas newsletters, contaremos a vocês o que fizemos, desde a última newsletter enviada, para acelerar o desenvolvimento da ciência do rejuvenescimento.

Trâmite com a Unicamp é oficialmente iniciado

No final deste mês de abril de 2025, finalmente foi iniciada oficialmente a tramitação do convênio entre o Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR) e a Universidade de Campinas (Unicamp), universidade que fica localizada na mesma cidade que o ICR (Campinas/Brasil). Segundo a documentação do convênio, o ICR e a Unicamp vão realizar em conjunto o experimento de rejuvenescimento de ratos com PEPPs (Partículas Extracelulares de Plasma de Porco), no Instituto de Biologia da universidade. Este experimento é uma tentativa de reprodução dos resultados obtidos por Harold Katcher descritos em seu artigo científico na revista Geroscience. Da parte da Unicamp, estará a cargo o professor Marcelo Mori, um cientista especializado em envelhecimento de classe mundial, que trará a maior qualidade técnica possível nesse experimento que pretende verificar se o rejuvenescimento de mamíferos foi alcançado ou não. A tramitação do convênio deve demorar alguns meses, e possivelmente será completada no início do segundo semestre de 2025.

Visita à granja de criação de porcos

Em meados de abril de 2025, conhecemos pessoalmente um criador de porcos de uma cidade vizinha à nossa e visitamos sua granja de porcos. Conseguimos fechar um acordo no qual coletaremos o sangue de 10 porcos abatidos por esse criador. No experimento de rejuvenescimento de ratos com PEPPs precisaremos do sangue desses 10 porcos jovens para o isolamento das PEPPs. Assim, em abril e maio de 2026, o ICR fará a coleta desse sangue e o transporte do mesmo até a Unicamp onde serão realizadas as etapas laboratoriais de isolamento das PEPPs. Os porcos serão criados livres e com alimentação saudável, e o abate e coleta do sangue será realizado quando tiverem a idade de 7 meses. Dessa forma, a etapa de seleção da granja para a coleta do sangue de porcos foi concluída com sucesso.

Recursos arrecadados atingem 53% do total

Durante o mês de abril de 2025, o ICR recebeu uma importante parte dos recursos a serem doados pela DoNotAge.org, sendo que o restante desses recursos chegarão nos meses de maio e junho. No total, a DoNotAge.org está doando US$ 25 mil para o experimento, juntando-se aos US$ 10 mil já doados pela Heales. Além disso, novos e antigos doadores de valores menores contribuíram para se alcançar 53,14% do total dos recursos financeiros necessários para a realização do experimento. Se você ainda não for um doador e quiser contribuir, você pode doar clicando aqui.

Os ratos já estão no Instituto de Biologia

Os 20 ratos velhos que participarão do estudo já estão no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. A alimentação e a maravalha já foram adquiridas, e os animais estão com idade entre 11 e 12 meses, lembrando que precisamos esperar que alcancem a idade de 25 meses para que recebam as injeções de PEPPs em junho de 2026. Os ratos estão sendo cuidados pelo veterinário Leandro Cardoso, do Instituto de Biologia da Unicamp, um colaborador de longa data do professor Marcelo Mori.

Vídeo do nosso presidente Nicolás Cherñavsky

Um artigo científico publicado há alguns dias é tema de um vídeo do presidente do ICR, Nicolás Cherñavsky. O artigo analisado neste vídeo, publicado no canal de YouTube do ICR, demonstra que há uma série de experimentos científicos publicados que indicam que as vesículas extracelulares pequenas de origem jovem são extremamente promissoras no que se refere à reversão do envelhecimento. O artigo, que tem a participação de grandes expoentes da ciência do rejuvenescimento, como Vadim E. Fraifeld e Vera Gorbunova, merece a atenção de todos aqueles que confiam na ciência para salvar a vida das bilhões de pessoas que sofrem com o envelhecimento e suas doenças associadas. Você pode assistir ao vídeo clicando aqui, e ler o artigo aqui. É importante lembrar que além do YouTube, o ICR publica conteúdos e atualizações em outras duas redes sociais, o Instagram e o LinkedIn.


Este é um esforço coletivo

Este experimento é um esforço coletivo para reproduzir o estudo seminal de Harold Katcher, em que o ICR conta com a contribuição daqueles interessados na realização do experimento. Assim, se você conhecer alguém que possa se interessar pelo conteúdo desta newsletter, fique à vontade para encaminhá-la para esta pessoa. Da mesma forma, se você ainda não for um contribuidor financeiro, convidamos você a se tornar um, clicando neste link.

Então é isso. Seguimos em frente, e não vamos descansar até implementar o rejuvenescimento em seres humanos. Até mais!

Anterior
Anterior

Newsletter do dia 31/05/2025

Próximo
Próximo

Newsletter do dia 31/03/2025