Newsletter do dia 30/11/2025

Oi pessoal. Esta é a décima primeira newsletter do Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR). Nestas newsletters, contaremos a vocês o que fizemos, desde a última newsletter enviada, para acelerar o desenvolvimento da ciência do rejuvenescimento.

ICR assina convênio com Unicamp para rejuvenescimento de ratos

O Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR) assinou no final de novembro de 2025 o acordo do convênio de pesquisa com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para a realização do "Teste de eficácia do rejuvenescimento de ratos através da injeção de partículas extracelulares de plasma de porcos jovens”, que costumamos chamar de Experimento de Rejuvenescimento de Ratos com PEPPs. O experimento de rejuvenescimento será realizado em 2026 pelo ICR em parceria com a Unicamp, e os termos dessa colaboração estão no acordo assinado. Da parte da Unicamp, o responsável pela pesquisa é o professor doutor Marcelo Mori, pesquisador principal do Laboratório de Biologia do Envelhecimento, do Instituto de Biologia da Unicamp.

O Experimento de Rejuvenescimento de Ratos com PEPPs é uma tentativa do ICR de reproduzir o experimento seminal de Harold Katcher, em que ratos foram rejuvenescidos epigeneticamente em 67% — o maior rejuvenescimento epigenético já reportado em mamíferos. Além do rejuvenescimento epigenético, muitos outros parâmetros de saúde dos ratos velhos voltaram a níveis juvenis. Assim, como forma de fazer avançar a ciência do rejuvenescimento, o ICR se propôs a verificar a reprodutibilidade desse experimento, e ir adiante com essa linha de pesquisa caso o rejuvenescimento seja mesmo verificado.

Entrevista com Aubrey de Grey

O presidente do ICR, Nicolás Cherñavsky, entrevistou no final de novembro de 2025 o nome mais conhecido da ciência do rejuvenescimento: Aubrey de Grey. Aubrey, atualmente presidente da Fundação Longevity Escape Velocity, contou a Nicolás sobre o experimento de longevidade já realizado por sua fundação com camundongos, os planos para experimentos futuros e sua visão sobre o trabalho do ICR em tentar reproduzir o experimento seminal de Harold Katcher. Essa entrevista é parte dos esforços do ICR para disseminar a pesquisa científica na área do rejuvenescimento. Para ver a entrevista completa em inglês, clique aqui, sempre lembrando que hoje em dia, o YouTube, onde o vídeo pode ser assistido, tem um sistema de tradução automática e geração de legendas para muitos idiomas.

Recursos arrecadados atingem 74,51% do total

Ao final do mês de novembro de 2025, o ICR já arrecadou 74,51% do total necessário para a realização do experimento de rejuvenescimento de ratos com PEPPs. Assim, o total arrecadado é de US$ 55.883, faltando ainda os 25,49% restantes para se alcançar o total de US$ 75.000. O ICR está entrando em contato com o maior número possível de participantes da área da ciência do rejuvenescimento para informá-los sobre o experimento e da possibilidade de doações. Além disso, estamos procurando os meios de comunicação especializados, que podem se interessar por divulgar nossa iniciativa. Dessa forma, se você conhecer um canal de YouTube, podcast, jornal ou outro meio de comunicação que possa se interessar por divulgar este experimento, fique à vontade para conversar sobre isso conosco ou diretamente com o meio de comunicação.

Artigo de divulgação científica

A vice-presidenta do ICR, Nina Torres Zanvettor, teve neste mês um artigo de divulgação científica publicado pelo site jornalístico brasileiro Sul 21. Nesse artigo, Nina explica como uma ferramenta de IA aplicada a um teste clínico de Alzheimer mostrou que o teste havia tido um resultado muito positivo em pacientes em estágio de avanço lento da doença, apesar da conclusão inicial do teste ter sido negativa. Esse artigo também é parte dos esforços do ICR em disseminar a pesquisa na área do rejuvenescimento, do envelhecimento e da longevidade no Brasil e no mundo. Para ler o artigo completo em português, clique aqui.


Este é um esforço coletivo

Este experimento é um esforço coletivo para reproduzir o estudo seminal de Harold Katcher, em que o ICR conta com a contribuição daqueles interessados na realização do experimento. Assim, se você conhecer alguém que possa se interessar pelo conteúdo desta newsletter, fique à vontade para encaminhá-la para esta pessoa. Da mesma forma, se você ainda não for um contribuidor financeiro, convidamos você a se tornar um, clicando neste link.

Então é isso. Seguimos em frente, e não vamos descansar até implementar o rejuvenescimento em seres humanos. Até mais!

Doação
Inscreva-se nessa newsletter
Próximo
Próximo

Newsletter do dia 31/10/2025